30 dezembro 2008

Alimentos e a TPM

Segundo a nutricionista Tatiana Ogheri, é possível conseguir alívio para os sintomas da TPM na alimentação.
Segundo a nutricionista, nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar fortunas com medicamentos, o melhor mesmo é optar por alimentos simples.
O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo branco, vegetais verdes folhosos e tofu.
Já os grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6.
Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. "Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM) junto com elas", ensina Tatiana.
Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, água de coco) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas. "O ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas se não for possível, iniciar o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação", recomenda Tatiana.
Também é importante:
-diminuir a gordura, sal, açúcar, queijos amarelos e cafeína (café, chá preto, bebidas a base de colas),
-diminuição da ingestão de álcool,
-parar de fumar,
-fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana),

Nenhum comentário: