10 dezembro 2008

Geladeira Anti Câncer


Nenhum alimento sozinho tem o poder de prevenir o câncer. Porém, há evidências crescentes de que a interação entre minerais, vitaminas e fitoquímicos de alimentos, especialmente os de origem vegetal, podem produzir um efeito protetor contra diversos tipos de câncer.

As recomendações do American Institute of Cancer Research são de que 2/3 do seu prato seja preenchido com vegetais, cereais integrais, grãos e frutas.

Alguns alimentos que têm mostrado atividade anticancerígena:

Tomate – rico em licopeno, um carotenóide que combate o câncer de próstata. O licopeno é mais bem absorvido dos produtos processados (como suco de tomate, molho de tomate e ketchup) do que do tomate cru. O licopeno protege também contra o câncer de endométrio, mama e pulmão.
Goiaba e melancia são outros alimentos ricos em licopeno.

Crucíferas – o brócolis, a couve-flor, a couve, o repolho, a couve-de-bruxelas fazem parte dos alimentos crucíferos. Eles são ricos em substâncias de nomes esquisitos (glucosinolatos, indol-3-carbinol, crambenos e isotiocianatos), que apresentaram, em diversas pesquisas, a capacidade de interromper o crescimento de células cancerosas, incluindo tumores de mama, endométrio, pulmão, cólon e fígado.

Cereais integrais – podem diminuir a incidência de câncer de intestino, pois contêm fibras, saponinas, fenóis, lignanas, fitoestrógenos e antioxidantes. O termo integral indica que todas as partes do grão foram aproveitadas. Alguns exemplos de cereais integrais: arroz integral, trigo sarraceno (ou mourisco), pipoca, aveia, milho, trigo para quibe (tabule), tortilla e produtos como pães e massas feitos com farinha integral.

Chá verde – O chá é a única fonte de catequinas (um tipo de flavonóide) da alimentação humana. O chá verde contém 3 vezes mais catequinas que o chá preto. Estudos demonstram que o consumo regular de chá verde pode diminuir o risco de câncer no esôfago, pâncreas, cólon e bexiga. Beba quente ou gelado.

Lembrando que na nutrição a regularidade é mais importante do que a quantidade, e que esses alimentos são, além de tudo, gostosos e versáteis, inclua-os regularmente em sua alimentação.


por Marcia Daskal

2 comentários:

Paola Graziella disse...

AMEI ESTE BLOG TAMBÉM! PARABÉNS! ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É TUDO! UM ABRAÇO!

Arte&Reciclagem disse...

Obrigada Paola, espero ajudar. Bjs