06 abril 2009

Crucíferos X Cancer




Não existem estudos evidenciando quais quantidades desses alimentos ajudariam a prevenir o câncer, mas sabe-se que grupos populacionais que consomem mais esses alimentos estão menos predispostos ao câncer de próstata.
Esses vegetais contém grandes quantidades de glicosinolatos, substância que previne o câncer.
Exemplos de vegetais crucíferos: brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor.
Fique atento: podem estar associados ao aumento do risco de câncer de próstata dietas muito calóricas e uma alta ingestão de carnes vermelhas, gorduras e leite.
A melhor maneira de consumir o repolho e a couve é na forma crua ou levemente cozidos, pois o calor destrói boa parte das vitaminas e elimina os compostos com ação anticancerígena.
A couve-flor também perde parte de suas vitaminas quando é cozida. Para minimizar as perdas cozinhe-a no vapor ou ferva-a rapidamente.
A couve de bruxelas pode ser cozida em água fervente ou no vapor, porém, se cozida demais perde parte das vitaminas e dos compostos ativos além de ficar com sabor amargo.

Quanto ao brócolis, a melhor maneira de cozinhá-lo é mergulhá-lo em água fervente e retirá-lo rapidamente ou cozinhá-lo no vapor.
Recomenda-se a ingestão de uma xícara de chá desses vegetais duas vezes ao dia para bloquear as substâncias cancerígenas.

Nenhum comentário: