26 agosto 2009

Dicas para Aproveitar as Frutas

"Em forma de purê, em calda ou ao natural, dá pra congelar as frutas para aproveitar quando estão com o preço bom, sem perde-las.
O abacate, a goiaba e a manga, por exemplo, são ideais para congelar em purê para recheios de tortas, geléias e sucos.
A nutricionista Roseli Rossi mostra como é simples fazer:
Ela corta a goiaba em pedaços, aproveitando a casca por causa das fibras e da vitamina C. Leva ao liquidificador com a semente e sem água para não interferir na consistência. Com a goiaba já cremosa, Roseli retira as sementes no coador. O purê vai ao congelador por 3 a 4 horas ou até endurecer.
Outro tipo de congelamento para frutas com mais consistência é a caldas. Pode ser com pêssego, nectarina, ameixa, goiaba e manga. O primeiro passo é fazer a calda para dar tempo de esfriar. Os ingredientes são sempre os mesmos: uma porção de açúcar para duas de água. A calda média fica no ponto depois de meia hora no fogo baixo. Em alguns casos, Roseli acrescenta três colheres de sopa de suco de limão à calda fria. No caso do pêssego, Roseli retira a casca só para ficar mais bonito e o caroço e corta em pedaços menores - para congelar, divida sempre em pequenas porções.
A uva, de qualquer tipo, é ideal para congelar para suco. Roseli retira as sementes e bate no liquidificador com a casca para aproveitar os nutrientes que protegem o coração. A polpa líquida pode ser colocada em formas de gelo para facilitar o uso.
Quase todas as frutas podem ser congeladas ao natural. Com ou sem casca, dependendo a espessura. O melão sem a casca deve ser cortado em pedaços pequenos. Depois de umas duas horas, Roseli retira do freezer e embrulha em papel filme. Aí, sim, pronto para voltar ao congelamento definitivo. Além da vantagem da economia e da durabilidade, os alimentos mantêm os nutrientes após o congelamento. "



Nenhum comentário: