23 abril 2009

Almoço de Preguiçoso

Ervilhas congeladas "al dente" com pedaços de muzzarela de búfala e azeite extra virgem. Almoço pá-pum.


12 abril 2009

É Tempo de Mudar

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve), as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E, enfim, converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía."

Luis de Camões

06 abril 2009

Crucíferos X Cancer




Não existem estudos evidenciando quais quantidades desses alimentos ajudariam a prevenir o câncer, mas sabe-se que grupos populacionais que consomem mais esses alimentos estão menos predispostos ao câncer de próstata.
Esses vegetais contém grandes quantidades de glicosinolatos, substância que previne o câncer.
Exemplos de vegetais crucíferos: brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor.
Fique atento: podem estar associados ao aumento do risco de câncer de próstata dietas muito calóricas e uma alta ingestão de carnes vermelhas, gorduras e leite.
A melhor maneira de consumir o repolho e a couve é na forma crua ou levemente cozidos, pois o calor destrói boa parte das vitaminas e elimina os compostos com ação anticancerígena.
A couve-flor também perde parte de suas vitaminas quando é cozida. Para minimizar as perdas cozinhe-a no vapor ou ferva-a rapidamente.
A couve de bruxelas pode ser cozida em água fervente ou no vapor, porém, se cozida demais perde parte das vitaminas e dos compostos ativos além de ficar com sabor amargo.

Quanto ao brócolis, a melhor maneira de cozinhá-lo é mergulhá-lo em água fervente e retirá-lo rapidamente ou cozinhá-lo no vapor.
Recomenda-se a ingestão de uma xícara de chá desses vegetais duas vezes ao dia para bloquear as substâncias cancerígenas.

02 abril 2009

Atendimento Dentário Gratuito

Hoje vi essa noticia e achei importante divulgar essa prestação de serviços, atendimento dentário gratuito para a população, agradeço se repassarem as informações:

UNIP
A clínica odontológica da Unip fica na Avenida José Maria Whitaker, 320, na Vila Clementino, perto do metrô Santa Cruz. O telefone de informações é o 5586-4132. É preciso chegar cedo e pegar uma senha. A universidade também faz outros tratamentos e a triagem é de segunda a sexta, das 13hs às 18hs.

USP
Faz obturações, extrações, limpeza e tratamento de canal de graça. Cobra o material para fazer outros serviços. Até agosto de 2009 só serão feitos atendimentos de urgência, das 8hs às 20hs.A partir de agosto serão feitas as triagens, de acordo com a disponibilidade das disciplinas. Informações pelo telefone 3091-7418. A clínica da USP fica na Cidade Universitária, perto da estação da CPTM.

Universidade Cruzeiro do Sul
Oferece vários serviços, desde limpeza, obturação e extração de dentes até próteses e implantes. O paciente só paga pelo material. A Cruzeiro do Sul tem duas clínicas de odontologia. A da Liberdade, fica na Rua Galvão Bueno, 868. Atende de segunda à sexta, das 8hs às 17hs. Mas tem que marcar hora, no telefone 3385-3013. A clínica de São Miguel fica na Rua Taiuvinha, 26. Também precisa marcar a consulta antes de ir. O número é o 2037-5833.

Uninove
Faz os tratamentos de dentes mais simples e também os mais complexos, como a cirurgia de enxerto de osso. Para agendar uma avaliação basta acessar o site da universidade, que é www.uninove.br, ou enviar um e-mail, no endereço atendimentoodontologico@uninove.br. A clínica atende também urgências. Fica na rua Vergueiro, 235, perto do metrô São Joaquim.

http://sptv.globo.com/Jornalismo

01 abril 2009

Brócolis X Cancer de Próstata




Comer brócolis e couve-flor regularmente reduz o risco de um homem desenvolver formas agressivas de câncer de próstata, sugere uma pesquisa feita nos Estados Unidos e publicada no Journal of the National Cancer Institute.



Os pesquisadores notaram uma ligação entre um maior consumo de verduras de coloração verde escura e da família das crucíferas, especialmente o brócolis e a couve-flor - que pertencem a essa família, com a diminuição do risco de desenvolver tumores agressivos na próstata.


Uma porção semanal de couve-flor foi associada a uma queda de 52% no risco de desenvolver uma forma agressiva da doença; a mesma quantidade de brócolis levaria a uma queda de 45% nesse risco.