22 junho 2009

Pesto

Adoro o cheiro do manjericão e acabei comprando na feira um maço inteiro. Como não dá pra fazer tudo de uma só vez (haja macarrão :), resolvi fazer pesto:



2 xic de folhas de manjericão,

1/2 xic de azeite extra virgem

1/2 xic de amendoas picadas (ou nozes, castanhas do para, etc)

2 dentes de alho

1/2 xic queijo parmesão picado



Bater tudo no processador ate formar uma pasta. Guardar no vidro em geladeira. Fica uma delicia com massas, carnes, pão...

17 junho 2009

Preste Atenção !


Compre alimentos da estação e dê preferência para o que é produzido localmente - eles precisam de menos agrotóxicos para crescer e de menos combustível fóssil para serem transportados.

16 junho 2009

Paçoca de Farinha Lactea


Quando fiz não durou 24 hs...


250g de amendoim

1 xic de farinha lactea

2 colheres (sopa) de açucar mascavo

1 pitada de sal

Torrar o amendoim e retirar a pele.

Esquentar mais ou menos 1 min no microondas antes de triturar.

Passar no processador até virar uma farinha grossa.

Acrescentar a farinha lactea, o açucar e o sal.

Era pra modelar naquelas forminhas pra cortar massa e desenformar, eu não tive esse capricho porque a vontade de comer logo era grande. Então a paçoca ficou assim mesmo, como se fosse uma farofa pra comer as colheradas...muito bom!

13 junho 2009

Macarrão com Sardinha



As sardinhas foram feitas no improviso, mas vou tentar reproduzir pq ficaram boas demais:

-1/2 kg de sardinhas frescas

-mais ou menos 1 copo de vinho tinto

-sal e ajinomoto a gosto

-molho de pimenta vermelha a gosto

-1 pouco de vinagre e açucar

-catchup ou molho de tomate (1 ou 2 colh. de sopa)

-4 dentes de alho inteiros descascados.

Panela de pressão por 1/2 h

Cozinhar espaguete de grano duro, al dente, só com sal na água.

Fazer um molho de tomates (só com tomates), e alho refogados em azeite. Sal a gosto e uma pitada de açucar. No fim, colocar umas 7 azeitonas pretas (tire os caroços).

Pronto, macarrão com molho de tomates e sardinhas. Uma delicia saudavel!




08 junho 2009

Crackers de Massa de Pastel



Essa dica eu peguei aqui e gostei muito. Fácil, rápido e muito gostoso:
Voce vai precisar de massa pra pastel que se compra na feira mesmo,
Azeite,
Queijo parmesão ralado,
Alecrim,
Alho amassado.
Corte a massa de pastel em tiras, ou em quadrados, do jeito que quiser.
Passe azeite nelas (não muito), depois faça uma mistura com os outros ingredientes e jogue por cima.
Forno
Fica pronto rápido, então tome cuidado pra não queimar. Deixe o suficiente pra que fiquem douradinhas e crocantes.

07 junho 2009

Curau de Milho Verde


10 espigas de milho
1 L de leite
2 xic de açucar
Retirei as folhas e os cabelos das espigas. Lavei bem apenas em agua corrente.
Debulhei com uma faca.
Bati os grãos no liquidificador com o leite (como o copo do meu liquid. é peq., bati metade de cada vez).
Coei numa panela funda (passei primeiro no coador, depois repassei tudo em um pano limpo de cozinha e espremi pra sair todo o caldo).
Adicionei o açucar.
Fogo, mexendo sempre.
Depois que engrossou, abaixei o fogo e continuei mexendo por mais 5 min.
Passei pra uma forma de furo no meio e ainda sobrou um chorinho em outra vasilha.
Todo o processo levou mais ou menos 1 h.

*Não jogue fora o bagaço do milho, ele pode ser utilizado em tortas, bolos, etc. Ainda vou fazer uma receita c/ ele e publicar aqui. No meu caso, minhas cachorras adoraram comer...
PS: Meu marido queria que ficasse mais firme, então vai ai a dica: curau cremoso, cozinhar por 5 minutos depois que ferver. Se quiser mais firme, deixe cozinhar mais tempo, ate desgrudar da panela se for o caso, pra dar ponto de corte.

05 junho 2009

Microondas

Hoje, todo mundo faz alguma coisa no microondas, nem que seja só esquentar comida.
Mas ele poderia ser bem melhor aproveitado.
Nele, há tres niveis de potencia. A mais baixa serve para alimentos mais delicados, como esquentar um queijo ou derreter manteiga. A potência média, que é endereçada mais para o arroz e a potência alta, para um alimento mais denso, assar uma carne ou preparar um pudim, explica Alessandra Couto, gerente de produtos.
Materiais que você pode colocar no microondas: tudo o que for de vidro, louça, cerâmica e plásticos que sejam indicados para este uso. Entre os refratários, prefira pratos redondos que distribuem melhor o calor.
Jamais coloque no micro: plástico comum, que pode derreter e soltar toxinas, qualquer objeto de metal como ferro e alumínio, inclusive as quentinhas sem proteção. Cuidado inclusive com louças que tem filetes decorativos em metal, pois causam faíscas que podem queimar a válvula do equipamento. Isopor também não porque contamina os alimentos. O acessório numero um são as tampas plásticas, que mantém a umidade e protegem contra respingos.
A especialista em microondas Evelin Duarte explica que ninguém precisa ter medo das microondas, pois elas não contaminam os alimentos. “As microondas estão em um plano semelhante as ondas de rádio, de televisão, de telefonia, telecomunicações. Não são ondas perigosas à saúde”, afirma ela.
Todas os alimentos que tem casca, pele ou membranas precisam ser furados pra que o vapor tenha por onde escapar, senão podem explodir dentro do micro.
Fazendo ovo no microondas: Sempre sem casca, com a clara e a gema furadas com palito de dente e tampados pra não fazer sujeira no micro. Gema mole: 40 segundos, ovo firme: 1 minuto.
Salsicha: se faz sem água como se fosse frita, de aperitivo. Cortar em pedacinhos e espetar palitos. Um minuto pra cada salsicha.
Crouton, ou cubinhos torrados de pão de forma: Seis fatias de pão de forma temperadas e picadas. Um minuto pra cada fatia. Apos a primeira metade do tempo, de uma mexidinha pra tostar por igual.
Bacon: forrar um refratário com duas folhas de papel toalha, em seguida colocar as fatias de bacon sobre estas duas folhas de papel toalha e colocar mais duas folhas de papel sobre o bacon: 1 minuto pra cada fatia.
Pipoca no microondas: use o milho ao natural. São cinco colheres de sopa, para outras cinco de água. A pipoca demora um pouco pra começar a estourar, mais ou menos depois de uns seis minutos e aí não para mais. Enquanto estiver estourando, você pode acrescentar mais um minuto por vez até ver que está no ponto.
Cozinhar legumes no micro é fácil e evita a perda de nutrientes na água. Quanto mais você pica, mais rápido ele cozinha. Não esqueça de tirar ou furar as cascas. Água é só pingadinha, para hidratar. Para cada meio quilo, no máximo um quarto de xícara.
Para esquentar líquidos, cuidado pra não exagerar no tempo. “Para você não correr riscos de espirrar, de acontecer um acidente, espere 15 segundos ou mexa com uma colherinha ou vá de minuto a minuto até a temperatura ideal”, explica Evelin.
Se biscoitos ou salgadinhos estiverem passados, amolecidos, deixe cerca de um minuto no micro para cada 200 gramas. Espere cinco minutos e veja como fica crocante de novo.
Se você esqueceu de usar a tampa e o microondas ficou respingado e sujo - lave como manda o manual - retire o prato redondo, e lave normalmente com esponja e sabão neutro. Retire o aparelho da tomada e só então lave por dentro com esponja e sabão, em todas as partes. Não esqueça da porta e do batente. Depois seque muito bem.
Para completar o dia, aproveite para esterilizar a buchinha da cozinha. Pode estar molhada com um pouco de sabão, parte amarela pra cima. Ligue por dois minutos e ela fica nova.

Para descongelar carne, nada de ir apertando vários minutos na primeira potencia. Tem que botar no ‘descongelar’ e selecionar o peso da carne. Com 300 gramas, o microondas avisou para virar a carne após dois minutos de funcionamento. Tem que obedecer, senão a carne acaba cozinhando.

03 junho 2009

Pave de Maracuja e Ricota


Super fácil. Bater no liquidificador:
1 lata de leite condensado
1 pacote de ricota
1 copo de suco de maracuja
Bater ate virar um creme.
Forrar uma travessa funda com bolachas champagne, despejar o creme por cima.
Se quiser fazer um "farolzinho", jogue um pouco das sementes sobre ele.
Geladeira por 3 horas no minimo pra umedecer as bolachas.
O ideal é fazer de um dia pro outro.
Não umedeça as bolachas previamente pra que elas absorvam a água do proprio pave e assim fique mais firme.

01 junho 2009

Sashimi

Domingo é dia de mercado municipal. Não resisti e comprei essa bela bandeja de sashimi de salmão. Olha que cor maravilhosa!

Com shoyu e raiz forte, não precisa de mais nada! Riquissimo em omega 3, delicioso e lindo.