23 maio 2010

Grão de Bico contra a Depressão




O grão de bico acumula triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que é o neurotransmissor que dá o bem-estar para o ser humano.

A Embrapa realiza pesquisas com o objetivo de melhorar geneticamente as hortaliças e fazer com que elas sejam, cada vez mais, fontes eficientes de bem estar físico e até emocional. O que se estuda no laboratório e no campo vai melhorar o que todos nós comemos em casa.

Os agrônomos Leonardo Boiteux e Maria Esther Fonseca, da Embrapa Hortaliças, colhem os resultados de suas pesquisas, como ervilhas, lentilhas e grão-de-bico.

Leonardo explica: “É uma característica das leguminosas, em especial do grão-de-bico, acumular triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, que é o neurotransmissor que dá o bem-estar para o ser humano”.
Além disso ele contém ômega 3 e 6, que evita doenças circulatórias e coronárias. A proteína é rica em triptofano, que favorece o bem-estar.

Até o carboidrato do grão-de-bico é especial, porque ele tem um índice glicêmico baixo, que é bom para pessoas com diabetes e mesmo para evitar a chegar o diabetes. O valor calórico dele é baixo”, aponta a pesquisadora Maria Esther Fonseca.

2 comentários:

c i n t i a disse...

Adoro grão de bico, é muito gostoso em saladas, ne??
Ótima postagem.

bjs
Cintia

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

É sim Cintia, tb gosto muito. Bjs, Mi