06 junho 2010

Plantas Medicinais

Dia 28/05/2010 foi exibida no Globo Reporter uma matéria sobre plantas e seu poder de cura. Tenho muito medo de falar em plantas medicinais, porque muita gente acha que "se não faz bem, mal também não faz", e não é assim. As plantas precisam ser preparadas corretamente, e precisam ter indicação certa, porque algumas são tóxicas e podem fazer mal sim.  Procure comprar suas ervas inteiras e de proveniência conhecida. Em pó a gente não sabe se a planta foi misturada, nem se é a planta em questão mesmo. Nunca acredite em pessoas que dizem que as plantas curam tudo, que tratam desde unha encravada até cancer. Isso não existe. Tenha bom senso, nunca abandone seu tratamento convencional, consulte seu médico do uso das plantas.
De qualquer maneira, é inegável o poder curativo de algumas plantas, muitas delas inclusive já comprovadas cientificamente, com matérias publicadas em revistas internacionais.


No programa foram citadas algumas ervas e suas indicações estão listadas abaixo:

"Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.



Erva Mate - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.

Cidró - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.

Poejo - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.

Guaco - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.

Hortelã - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.

A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã."


PLANTAS QUE AJUDAM A EMAGRECER E COMBATEM A ANSIEDADE:

"Melissa - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.
Carqueja - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.

Alcachofra - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão.

Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada."

PLANTAS QUE AJUDAM NO COMBATE À DEPRESSÃO:

"Passiflora - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.
Valeriana - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.

Ginseng Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.

Chá de Alecrim - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.

Chá de Maracuja (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade."

Nenhum comentário: