23 maio 2010

Grão de Bico contra a Depressão




O grão de bico acumula triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que é o neurotransmissor que dá o bem-estar para o ser humano.

A Embrapa realiza pesquisas com o objetivo de melhorar geneticamente as hortaliças e fazer com que elas sejam, cada vez mais, fontes eficientes de bem estar físico e até emocional. O que se estuda no laboratório e no campo vai melhorar o que todos nós comemos em casa.

Os agrônomos Leonardo Boiteux e Maria Esther Fonseca, da Embrapa Hortaliças, colhem os resultados de suas pesquisas, como ervilhas, lentilhas e grão-de-bico.

Leonardo explica: “É uma característica das leguminosas, em especial do grão-de-bico, acumular triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, que é o neurotransmissor que dá o bem-estar para o ser humano”.
Além disso ele contém ômega 3 e 6, que evita doenças circulatórias e coronárias. A proteína é rica em triptofano, que favorece o bem-estar.

Até o carboidrato do grão-de-bico é especial, porque ele tem um índice glicêmico baixo, que é bom para pessoas com diabetes e mesmo para evitar a chegar o diabetes. O valor calórico dele é baixo”, aponta a pesquisadora Maria Esther Fonseca.

01 maio 2010

108 anos?

Vi essa matéria aqui hoje e achei incrível: um homem de 108 anos, com cara de 60 anos ou até menos, totalmente lúcido e ativo. Declara que nunca ficou doente e atribui sua saúde a alimentação. Será que é realmente possível viver tanto e tão bem apenas com uma alimentação saudável? Eu acredito que sim, ele é prova disso. Sem medicamentos nem suplementos alimentares, apenas com frutas e verduras, sem carne vermelha. Olha só: 

"Bernando La Pallo é filho de um brasileiro com uma americana e deixou ainda criança o Brasil. Ele escreveu dois livros sobre como viver bem e dá palestras sobre alimentação.

Qual a fórmula para se ter uma vida longa, com saúde? Talvez um bom conselho venha de quem chegou lá. Nossos repórteres encontraram no Arizona, nos Estados Unidos, um brasileiro de 108 anos. Por causa da boa forma, Bernando La-Pallo virou consultor de nutrição e dá receitas de longevidade.

O principal segredo da longevidade, ele diz que é a alimentação. "Eu vivo à base de frutas, vegetais e suco. Às vezes como um pouco de peixe. Carne vermelha, nunca".

O tal suco é uma mistura de maçã, couve e ervas. Tem ainda uma sopa de cevada com cereais. Ele também caminha todos os dias.

"É o exercício mais barato que existe e faz muito bem. Caminhei minha vida inteira, é o exercício mais barato que existe e é bom para você”, avisa.

Seu Bernando diz que nunca teve uma gripe nem precisou tomar remédios."

G1 - O portal de notícias da Globo