22 junho 2010

Bolo de Chocolate da Mudança


Semana que vem não vou mais estar por aqui :(
Vou me mudar mais uma vez, e muitas coisas compramos e não comemos, vários pacotinhos fechados com pregadores estavam me incomodando, detesto jogar comida fora. Então resolvi fazer um bolo pra acabar de vez c/ os chocolates, farinhas, açucares e etc que estavam começados.
Adaptei uma receita de bolo de chocolate

1 xic (chá) bem cheia de farinha de trigo;
1/4 xic de cacau em pó (mas foi a do padre mesmo);
1 e 1/4 colh (cha) de bicarbonato (mas usei fermento);
1 ovo;
1/2 xic de açucar mascavo (usei meia xic de melado);
1/2 xic de açucar;
1/2 xic de leite desnatado;
1/3 xic de cafe coado forte;
1/2 xic de margarina (com sal)

Pré aquecer o forno a 180ºC

Peneirar juntos a farinha, o chocolate e o fermento

Em outra tigela: ovo+açucares ate ficar homogeneo. Juntar o leite+cafe+margarina.
Juntar aos pós peneirados e ir mexendo bem para não empelotar.
Jogar numa fôrma untada de furo no meio. Fôrno por mais ou menos meia hora. (vá testando com palito após 20min, qdo sair limpinho, tire do forno)

Cobertura:

-170g de cacau em barra (mas eu acabei c/ o pacote do padre que estava começado e com o ovomaltine, deu mais que 170g com certeza);
-3/4 xic creme de leite fresco (acabei com um pacotinho de creme de leite comum)
-3 colheres de manteiga (usei margarina com sal)

Fogo mexendo com colher de pau ate ferver. Desliguei o fogo e deixei esfriar um pouco pra engrossar um pouco pra facilitar a decoração.

Essa cobertura ficou MUITO BOA ! O bolo ficou úmido, excelente.




Desenformei o bolo frio e joguei a cobertura por cima. Finalizei com granulado colorido pra acabar com outro pacote começado e também pra fazer uma graça.


Receita nada light ou diet, boa pra matar aquela fome de chocolate. Um pedacinho (ou 2) por dia PODE. Bjs

19 junho 2010

Azeitonas da Chris


Esses enroladinhos de azeitonas parecem ser o salgadinho ideal pra mim: adoro azeitonas (quem tem pressão alta não pode), amo massa (não é fritura) e é fácil de fazer.
A Chris usou a massa da Nigella, mas se vc não estiver a fim de fazer a massa, use a massa pronta de pastel. É só abrir e cortar as tirinhas e depois enrolar as azeitonas sem caroço, recheadas ou não. Claro q não fica a mesma coisa, pq a massa de pastel fica crocante, enquanto essa fica macia.
Segue a dica da Chris para a massa:

3 xícaras de farinha com fermento;
1 pitadona de sal;
1 xícara de queijo ralado;
1 ovo;
125ml de óleo;
250ml de leite;
azeitonas sem caroço ou recheadas

Misture todos os ingredientes na batedeira com o gancho de massa. Quando estiver homogênea, tire a massa da batedeira e sove por alguns instantes. Abra a massa com um rolo (divida ela em duas metades para ficar mais fácil). Na massa aberta com espessura bem fininha, faça pequenas tiras da largura das azeitonas e enrole cada oliva dando uma volta de massa. Coloque as azeitonas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido no médio até dourar.

Obs: esta massa rende bastante. Sugiro que você congele o que sobrar ou use para fazer enroladinhos de salsicha.

http://casadachris.uol.com.br/blog/

16 junho 2010

O que comer durante a Copa


Pra não tomar um cartão vermelho nessa Copa do Mundo, aqui vão algumas dicas do que comer e do que não comer, nesses dias de fortes emoções.

- O ideal é não beber, mas como eu sei que isso é difícil, que seja vinho tinto que protege o coração. Mas é pra tomar moderadamente, e não tomar um porre ! O ideal seria uma água de coco, um suco de frutas, pode ser os de caixinha mesmo que são mais práticos (ninguem vai perder tempo no dia do jogo fazendo suco e abrindo coco ne !);

- Aperitivo: castanhas (do Pará e de Caju) e amêndoas. São opções calóricas porém mais saudáveis do que os amendoins e salgadinhos cheios de condimentos. As castanhas são ricas em ômega 3 e benéficas ao sistema cardiovascular.


- Se for fazer churrasco, opte pelas carnes brancas e magras. Pintado na brasa e um franguinho são uma delicia, alem de papelotes de legumes e de salmão (é só fazer pacotinhos de papel aluminio com os legumes picados dentro, com temperos, fechar e jogar na churrasqueira). São fáceis e muito saborosos;

- Sardinhas grelhadas também vão super bem:

- Na churrasqueira ainda, faça espetos com abacaxi passados em açucar e canela em pó, uma sobremesa mais saudável;

- Outra sugestão de aperitivo: crackers de massa de pastel ; pipoca saudável

06 junho 2010

Plantas Medicinais

Dia 28/05/2010 foi exibida no Globo Reporter uma matéria sobre plantas e seu poder de cura. Tenho muito medo de falar em plantas medicinais, porque muita gente acha que "se não faz bem, mal também não faz", e não é assim. As plantas precisam ser preparadas corretamente, e precisam ter indicação certa, porque algumas são tóxicas e podem fazer mal sim.  Procure comprar suas ervas inteiras e de proveniência conhecida. Em pó a gente não sabe se a planta foi misturada, nem se é a planta em questão mesmo. Nunca acredite em pessoas que dizem que as plantas curam tudo, que tratam desde unha encravada até cancer. Isso não existe. Tenha bom senso, nunca abandone seu tratamento convencional, consulte seu médico do uso das plantas.
De qualquer maneira, é inegável o poder curativo de algumas plantas, muitas delas inclusive já comprovadas cientificamente, com matérias publicadas em revistas internacionais.


No programa foram citadas algumas ervas e suas indicações estão listadas abaixo:

"Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.



Erva Mate - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.

Cidró - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.

Poejo - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.

Guaco - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.

Hortelã - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.

A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã."


PLANTAS QUE AJUDAM A EMAGRECER E COMBATEM A ANSIEDADE:

"Melissa - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.
Carqueja - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.

Alcachofra - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão.

Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada."

PLANTAS QUE AJUDAM NO COMBATE À DEPRESSÃO:

"Passiflora - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.
Valeriana - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.

Ginseng Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.

Chá de Alecrim - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.

Chá de Maracuja (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade."