07 dezembro 2011

Boef Bourguignon

O nome é chique e parece complicado de fazer, mas é um cozido muito saboroso e simples (um pouco demorado, mas vale a pena!)

O que eu utilizei:

  • 1 kg de alcatra cortada em cubos (pedaços de mais ou menos 8cm por 3cm);
  • sal e pimenta do reino;
  • 2 colheres (sopa) farinha de trigo;
  • 1 garrafa de vinho tinto seco;
  • 1 L de água;
  • 3 cenouras médias em cubos;
  • 3 cebolas em cubos;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 buque garni (o certo seria amarrar: tomilho+louro+salsa+salsão+alecrim), mas o meu tinha: louro+cebolinha+alecrim;
  • 1 colher (sopa) extrato de tomate;


Guarnição:

  • 250g de cogumelos frescos cozidos (eu usei shitake);
  • 150g de cebolinha picada: eu esqueci de colocar :( mas ficou bom do mesmo jeito;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • umas 4 colheres de sopa de manteiga;
  • sal a gosto.


Numa panela grande, você frita a carne para dourar e adiciona o sal e a pimenta;
Junte: cebola, cenoura, alho;
Polvilhe a farinha;
Acrescente o extrato de tomate, o vinho e o buque garni (bem amarradinho);
Adicione 1L de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2h




PS: Você pode me perguntar: pode colocar na panela de pressão? Pode, mas não fica a mesma coisa, já adianto. Eu tb achava bobagem esse negócio de cozinhar por horas se podemos usar a pressão, mas dessa vez quis seguir a receita tradicional e a carne fica com outra textura, macia porém firme, o mesmo não ocorre na panela de pressão, ok?

Depois de 2 horas a carne está cozida, a cenoura está macia e o molho reduziu bastante


A receita tradicional pede pra separar a carne e a cenoura e passar o molho na peneira. Eu não fiz isso, gosto dos pedaços de cebola e etc.





Guarnição:




Numa panelinha coloque as cebolas, metade da manteiga e o açúcar. Cubra com água e cozinhe em fogo baixo até reduzir e a cebola ficar caramelizada. Tempere com sal a gosto (eu tb coloquei pimenta do reino);
Numa frigideira, refogue os cogumelos com a outra metade da manteiga e refogue. Adicione as cebolas e está pronto !

Sirva com arroz branco ou batatas coradas, fica show !

Nenhum comentário: