06 janeiro 2014

2014 DOCE, PORÉM MAIS SAUDÁVEL !



Comece 2014 mais saudável: comece a eliminar o açúcar branco da sua vida aos poucos. Comece substituindo, no começo não é fácil, mas com o tempo você se acostuma com o novo sabor. 

Substitua o açúcar branco pelo mascavo. Mas porque? O problema do açúcar branco é que ele é 100% caloria, sem nenhum valor nutricional. Quando consumido regularmente ele deflagra uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, e esta, à hipertensão, ao diabetes e até a alguns tipos de câncer. Isso é sabido pela medicina há muitas décadas.

Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Esses aditivos roubam todos os nutrientes do produto. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de açúcar mascavo existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Você também pode substituir o açúcar branco refinado por mel, stévia ou simplesmente abolindo o doce das refeições. 

  • Comer chocolate amargo ao invés do chocolate comum. 
  • Evitar produtos industrializados que contém açúcar na sua composição. 
  • Nunca tomar refrigerantes! Nem compre, porque se tiver na geladeira para as visitas, você vai acabar tomando. Uma lata de refrigerante pode contém até 7 colheres de açúcar! 


Não é impossível, basta experimentar e ser persistente.

Eu já consigo tomar chá preto sem açúcar, e hoje eu prefiro o sabor do meu cafezinho com açúcar mascavo.

Fontes:

Nenhum comentário: