04 janeiro 2014

Flores pra Você


Você sabia que pode e deve acrescentar alguns tipos de flores na sua dieta?
Muitas delas nós já comemos e nem reparamos: o brócolis e a alcachofra são exemplos.
Mas você também pode embelezar suas saladas com pétalas de rosas, amor-perfeito e a capuchinha. Além de lindas elas também são ricas em algumas vitaminas. Mas para isso, devemos adquirir essas flores de produtores especializados, porque as flores comercializadas nas floriculturas contém produtos químicos nocivos a ingestão, pois são cultivadas como ornamentais. O ideal seria se você plantasse no seu quintal ou na sua hortinha.
capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida popularmente como flor-do-sangue ou agrião-do-méxico, é uma flor comestível quando cultivada sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos. 
O nome "flor-do-sangue" surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se também que a capuchinha é rica em vitamina C. As folhas e flores da Capuchinha contêm um antibiótico natural que não destrói a flora intestinal e que se tem revelado eficaz contra certos micro-organismos. 
Devido ao fato de conter uma enzima, a mirosina, que queima as gorduras, a capuchinha é um excelente auxiliar nos regimes de emagrecimento, exercendo ao mesmo tempo uma ação tonificante em virtude da sua riqueza em vitamina C e em oligo-elementos. 
É ideal para floreiras, vasos e jardins. Suas folhas e as flores são deliciosas em saladas. As flores decoram lindamente qualquer prato, e os seus botões florais conservam-se no vinagre como as alcaparras. 
Leia mais aqui e aprenda a cultivar essa e outras flores e plantas

Nenhum comentário: