09 janeiro 2014

Quinoa

 grãos

flocos


Quinoa é uma planta nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito nutritivo e pouco calórico: 100g dela possui apenas 374 calorias.
Ela é rica em vitaminas e minerais como ferro, magnésio, zinco e potássio. Também é fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar.
PS: "Quinoa é um excelente complemento alimentar, mas não substitui a carne e seus derivados”, reforça o nutrólogo Edson Credidio.
Ela é livre de glúten e por ser rica em fibras (mais até que o arroz integral), seu consumo ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece no controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. 
Ou seja, tudo de bom para quem quer emagrecer com saúde.

Ela pode ser encontrada nos supermercados e lojas especializadas nas seguintes formas:

GRÃOS, FARINHA, FLOCOS

Do ponto de vista nutricional, não há diferença, mas os preparos são diferentes:

GRÃOS: o vídeo abaixo ilustra o preparo. Consiste basicamente em lavar, escorrer, adicionar o dobro de água do que de quinoa (se voce usou 1 xic de quinoa, adicione 2 xic de água), ferver por uns 15minutos, temperar e comer.

FLOCOS: é só polvilhar o que você quiser, não requer preparo

FARINHA: substitui as farinhas no preparo de pães, massas, bolos, etc.


Fontes: aqui e aqui

Nenhum comentário: