18 março 2014

CARNE BOVINA SAUDÁVEL



A carne bovina saudável está sendo desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga (SP):

"Suplementamos a ração de bois da raça Nelore com uma dose elevada de selênio orgânico e constatamos que, além de aumentar a quantidade de selênio no sangue dos animais, o teor desse mineral na carne produzida chegou a ser quase seis vezes maior do que a carne de bovinos que não tiveram a ração suplementada", conta o professor Marcus Antônio Zanetti.

"O colesterol no sangue e na carne dos animais que tiveram a ração suplementada com níveis elevados de selênio também diminuiu significativamente", afirmou.

Os pesquisadores realizaram um estudo com idosos de uma instituição assistencial em Leme, no interior de São Paulo: foi escolhido um grupo de idosos para participar do estudo porque eles apresentavam anemia por deficiência de ferro e de proteína.

Os exames de sangue coletado dos idosos indicaram que também aumentou a quantidade do mineral no plasma sanguíneo após 45 dias de consumo da carne.

O selênio é considerado um importante mineral antioxidante, porque impede a formação de radicais livres, auxilia no combate à infecções e aumenta a imunidade.

"O consumo diário de 200 gramas da carne suplementada com o selênio é capaz de fornecer a dose diária recomendada de consumo do mineral. Ao consumir diariamente 100 gramas da carne, uma pessoa adulta já atinge 50% de suas necessidades diárias do mineral", informou o pesquisador.


Fonte: farmaceuticacuriosa

Nenhum comentário: