31 janeiro 2014

BANANAS CONGELADAS

 


VAI UM SORVETE NESSE CALORÃO?

SIMPLES: COLOQUE AS BANANAS QUE ESTÃO SUPER MADURAS E VOCÊ IA JOGAR FORA NO FREEZER ! 
ELAS FICAM UMA DELÍCIA, SÉRIO. É SÓ DESCASCAR COM UMA FACA E COMER. OU PICAR E MISTURAR NA SALADA DE FRUTAS, OU NO IOGURTE COM GRANOLA...VÁRIAS POSSIBILIDADES.


29 janeiro 2014

ALIMENTOS PROTETORES


"Eles protegem a saúde e, de quebra, ajudam a queimar gordura:
Pimenta, gengibre e canela (Termogênicos)


São os nutrientes "quentes", ou seja, que despertam o corpo: aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo basal, levando a um maior gasto de energia. Eles são a capsaicina das pimentas, o gingerol do gengibre, e o aldeído cinâmico da canela. Além da cafeína do café, e da catequina do chá verde.


Castanha-do-pará (o Selênio)


Quem acumula gordura costuma sofrer de inflamação nos tecidos. E o selênio, da castanha-do-pará ajuda a reverter esses processos inflamatórios. Ele também melhora o sistema imunológico e ajuda a tireoide, glândula que regula o metabolismo.

Espinafre, brócolis e batata (o Ácido Alfalipoico)

O ácido dessas verduras ajuda a diminuir a concentração de açúcar no sangue. Também auxilia na regeneração de tecidos danificados, porque aumenta o fluxo sanguíneo nessas regiões e melhora a condução dos impulsos nervosos. 

Soja, frango, gema de ovos (a Colina)

Ela é fundamental para a formação da membrana celular e do tecido cerebral. Ajuda a diminuir a gordura do fígado e a preservar a memória."

25 janeiro 2014

ADOÇANTE SAUDÁVEL


Tá de dieta mas com vontade de comer um docinho? Lá vai: que tal uma balinha de xilitol!
Mas o que é xilitol?










É um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais. Ele é tão doce quanto a sacarose, porém cerca de 40% menos calórico."
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilitol. 


Mas ele faz mais do que isso, ele também faz bem para a saúde: "xilitol tem um grande potencial de aplicação nas áreas odontológica e médica, tendo-se mostrado eficaz no combate às cáries dentárias e no tratamento de outros males como diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos e lesões renais e parenterais. Além disso, o xilitol previne infecções pulmonares, otite e osteoporose. Por todas essas razões, a incorporação do xilitol em dietas alimentares representa benefício tanto para os que necessitam de uma dieta controlada quanto para aqueles que, embora não tendo distúrbios metabólicos, preocupam-se com a saúde e com o bem-estar físico." Leia o trabalho completo aqui

Eu comprei as minhas no bairro da Liberdade, mas se alguém encontrar outros tipos de doces com xilitol em outros lugares, poderiam deixar recomendado para auxiliar outras pessoas que estejam fora de SP. Aliás, essas balinhas são realmente muito boas.

22 janeiro 2014

Pimenta Dedo-de-Moça



Pimentas fazem bem ou mal?

As pimentas são alimentos funcionais porque possuem propriedades medicinais: ajudam a reduzir o LDL, a controlar as taxas de glicose, faz com que o organismo libere endorfinas . São ricas em bioflavonóides, vitamina A, E, C, ácido fólico, zinco e potássio. Possuem capsaicina, uma substância estimulante responsável pela sua ardência.

Ajuda no controle da obesidade por ser termogênica: faz o organismo gastar calorias.

As contraindicações estariam relacionadas àquelas pessoas hipertensas e com problemas  gastrointestinais como gastrite, úlceras e hemorróidas, pois a capsaicina age como agressora das mucosas. Além disso, essa substância em excesso pode alterar o paladar.

Bom senso é a medida certa no consumo da pimenta.

Recentemente, alguns estudos relacionaram a pimenta-dedo-de-moça a efeitos anti-câncer, mas acredito que seja precipitado falar em cura, mais estudos precisam ser realizados antes disso.

Enquanto isso, vamos temperando nossos alimentos com essa delícia!


Fonte: aqui


20 janeiro 2014

Receitas com Fibras




Alimentação saudável é tão importante que tem o poder de alterar o nosso DNA, inativando genes que poderiam causar problemas cardíacos, por exemplo. Tão importante cuidar do que comemos, que o Hospital ACCamargo, referência no tratamento de câncer, oferece cursos de culinária funcional. Hoje o pedida foi a alimentação rica em fibras. veja mais aqui


"As fibras são importantes para o organismo, pois atuam na manutenção do intestino grosso, prevenindo o aparecimento do câncer, além de auxiliar no controle de outras doenças, como diabetes e colesterol alto".

15 janeiro 2014

BERINJELA RÁPIDA

Berinjela é ótima para a saúde: ela é rica em fibras, vitaminas, e tem baixo valor calórico. Apesar das polêmicas sobre sua eficácia no tratamento do colesterol (ainda são necessários mais estudos para ser comprovada), ninguém pode negar que ela é muito nutritiva e saborosa. Para quem está fazendo o possível para não comer carnes vermelhas, ela é uma boa opção de substituição. Então vamos lá para uma das formas de preparar a berinjela, super fácil e prática:

1) Primeiramente lave bem as berinjelas e retire as folhas que cobrem o cabinho para facilitar a higienização;
2) Faça um corte transversal na casca e coloque num pirex fundo coberto com 2 folhas de filme plástico. Leve ao microondas por 10 minutos na potência máxima (o tempo depende do tamanho e da quantidade de berinjelas e também da potência de cada microondas):


3) Depois, retire o filme plástico com cuidado porque os vapores estarão muito quentes e podem te queimar;

4) Se ainda estiver crua você pode deixar mais alguns minutos no microondas. Se já estiver bem molinha, basta retirar a polpa com uma colher, raspando a casca;



PS: Se preferir não raspar, você também pode rechear a berinjela

5) Refogue numa panela: alho, orégano, pimenta, páprica doce (e qualquer outro condimento que goste) e adicione a polpa da berinjela. Mexa um pouco e está pronto.



Coma assim ou quando esfriar sirva com pão. Você também pode misturar com ricota, ou seja, várias opções. Bom apetite !

14 janeiro 2014

MINGAU DE AVEIA COM QUINOA

Estou de regime...mas só para perder os quilos que adquiri no Natal rsrsrsrsrrs
Dica de mingau que costumo fazer a noite, pra não dormir com o estômago roncando. 

Para 3 copos de leite desnatado, você vai precisar de 4 colheres (sopa) de farinha de aveia e 2 colh. (sopa) de farinha de quinoa. 
Leve ao fogo até ferver e continue mexendo até o mingau ficar levemente translúcido. 
Na hora de comer, eu também polvilho canela em pó e adoço com açúcar demerara, mas o ideal seria o mascavo. No calor que está fazendo é melhor esperar esfriar e colocar na geladeira para gelar. 
A aveia é altamente nutritiva, rica em fibras, diminui o mau colesterol, você pode ler mais sobre ela aqui também. A quinoa também é excelente, já falei dela aqui

13 janeiro 2014

LINHAÇA EM PÓ




A linhaça é um alimento funcional, ou seja, traz benefícios para a saúde. 
Ela é rica em lignanas, que entre outras coisas, podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama e pulmão. Lignanas também são conhecidas por seu papel antiinflamatório e antioxidante, também é fonte de fibras, ou seja, ela é tudo de bom !  


Bata as sementes no liquidificador para obter uma farinha, e vá adicionando em tudo, porque ela é ótima para a sua saúde. Exs.: tempere seu feijão e adicione no final 1 colher (sopa) de linhaça, ou no molho de tomate, no bolo, na carne moída, no iogurte...enfim, dá pra adicioná-la em quase tudo. Bateu aquela fome a noite? Pegue uma banana e amasse com linhaça, aveia, cacau em pó e mel.



Leia mais aqui e aqui

10 janeiro 2014

ABOBRINHA ITALIANA


A abobrinha italiana é rica em vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, potássio e ác. fólico. A casca ainda contém betacaroteno.
A vit B1 é a vitamina do sistema nervoso, que ajuda na parte cognitiva, memória, concentração e raciocínio.
A vit B3 ativa a circulação, melhora a digestão e ajuda a baixar os níveis de colesterol, pressão e glicose.
Como escolher? 
Compre sempre as abobrinhas menores, bem firmes e com verde mais escuro. Dê preferência as que estejam com o cabinho porque estas duram mais. 
Como preparar? 
Lave bem as abobrinhas, seque, retire o cabinho e passe no ralador grosso com casca e tudo (ou no multiprocessador). 
Coloque sobre uma peneira e adicione uma colher (chá) de sal e deixe repousando por uns 5 minutos. Depois aperte com as mãos para retirar o excesso de água. Isso vai facilitar muito na hora de refogar.
Abobrinha "apertada", basta refogar : numa panela, adicione azeite, alho, cebola, orégano e a abobrinha, mexendo sempre para não queimar. Como ela foi levemente desidratada, ficará pronta bem rapidinho. Quando amolecer, pode desligar o fogo.  
Fonte aqui

09 janeiro 2014

Quinoa

 grãos

flocos


Quinoa é uma planta nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito nutritivo e pouco calórico: 100g dela possui apenas 374 calorias.
Ela é rica em vitaminas e minerais como ferro, magnésio, zinco e potássio. Também é fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar.
PS: "Quinoa é um excelente complemento alimentar, mas não substitui a carne e seus derivados”, reforça o nutrólogo Edson Credidio.
Ela é livre de glúten e por ser rica em fibras (mais até que o arroz integral), seu consumo ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece no controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. 
Ou seja, tudo de bom para quem quer emagrecer com saúde.

Ela pode ser encontrada nos supermercados e lojas especializadas nas seguintes formas:

GRÃOS, FARINHA, FLOCOS

Do ponto de vista nutricional, não há diferença, mas os preparos são diferentes:

GRÃOS: o vídeo abaixo ilustra o preparo. Consiste basicamente em lavar, escorrer, adicionar o dobro de água do que de quinoa (se voce usou 1 xic de quinoa, adicione 2 xic de água), ferver por uns 15minutos, temperar e comer.

FLOCOS: é só polvilhar o que você quiser, não requer preparo

FARINHA: substitui as farinhas no preparo de pães, massas, bolos, etc.


Fontes: aqui e aqui

08 janeiro 2014

SE A VIDA TE DER UM ABACAXI...



VOCÊ COME, CLARO! ABACAXI É UMA DELÍCIA. 

ELE PODE SER TODO APROVEITADO: FOLHAS, POLPA E CASCA.


CASCAS:


  • PRIMEIRO LAVAR MUITO BEM A CASCA COM UMA ESCOVINHA. 

  • DESCASQUE O ABACAXI E ADICIONE ÀS CASCAS, 1L DE ÁGUA, 5 CRAVOS E 2 PAUS DE CANELA. FERVA E COE. SIRVA QUENTE OU GELADO.

POLPA:


  • PODE VIRAR SUCO SE BATER NO LIQUIDIFICADOR COM ÁGUA. PODE ADICIONAR FOLHAS DE HORTELÃ OU MELANCIA. NESSE CALOR, HIDRATA, NUTRE E REFRESCA.
  • PODE SER COMIDO AO NATURAL OU COZIDO COM AÇÚCAR DEMERARA
  • ASSADO NA CHURRASQUEIRA COM CANELA TAMBÉM FICA ÓTIMO.
FOLHAS:

REPLANTE SEU ABACAXI: CORTE A TAMPA SUPERIOR DO ABACAXI (UNS 2CM ABAIXO DA COROA), RETIRE TODA A POLPA E AS FOLHAS INFERIORES DEIXANDO APENAS O CENTRO QUE É DURO E FIBROSO. PODE FICAR SECANDO PARA EVITAR QUE APODREÇA. DEIXE A PARTE DE BAIXO EM CONTATO COM ÁGUA PARA ENRAIZAR. DEPOIS PLANTE NUM VASO COM 2 PARTES DE TERRA E 1 DE AREIA. A TERRA DEVE ESTAR SEMPRE ÚMIDA.





ESSA FRUTA ALÉM DE DELICIOSA TAMBÉM É RICA EM VITAMINAS A, B e C. TAMBÉM POSSUI CÁLCIO, FERRO, MAGNÉSIO E É RICA EM FIBRAS

Fontes aqui e aqui

06 janeiro 2014

2014 DOCE, PORÉM MAIS SAUDÁVEL !



Comece 2014 mais saudável: comece a eliminar o açúcar branco da sua vida aos poucos. Comece substituindo, no começo não é fácil, mas com o tempo você se acostuma com o novo sabor. 

Substitua o açúcar branco pelo mascavo. Mas porque? O problema do açúcar branco é que ele é 100% caloria, sem nenhum valor nutricional. Quando consumido regularmente ele deflagra uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, e esta, à hipertensão, ao diabetes e até a alguns tipos de câncer. Isso é sabido pela medicina há muitas décadas.

Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Esses aditivos roubam todos os nutrientes do produto. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de açúcar mascavo existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Você também pode substituir o açúcar branco refinado por mel, stévia ou simplesmente abolindo o doce das refeições. 

  • Comer chocolate amargo ao invés do chocolate comum. 
  • Evitar produtos industrializados que contém açúcar na sua composição. 
  • Nunca tomar refrigerantes! Nem compre, porque se tiver na geladeira para as visitas, você vai acabar tomando. Uma lata de refrigerante pode contém até 7 colheres de açúcar! 


Não é impossível, basta experimentar e ser persistente.

Eu já consigo tomar chá preto sem açúcar, e hoje eu prefiro o sabor do meu cafezinho com açúcar mascavo.

Fontes:

04 janeiro 2014

Flores pra Você


Você sabia que pode e deve acrescentar alguns tipos de flores na sua dieta?
Muitas delas nós já comemos e nem reparamos: o brócolis e a alcachofra são exemplos.
Mas você também pode embelezar suas saladas com pétalas de rosas, amor-perfeito e a capuchinha. Além de lindas elas também são ricas em algumas vitaminas. Mas para isso, devemos adquirir essas flores de produtores especializados, porque as flores comercializadas nas floriculturas contém produtos químicos nocivos a ingestão, pois são cultivadas como ornamentais. O ideal seria se você plantasse no seu quintal ou na sua hortinha.
capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida popularmente como flor-do-sangue ou agrião-do-méxico, é uma flor comestível quando cultivada sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos. 
O nome "flor-do-sangue" surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se também que a capuchinha é rica em vitamina C. As folhas e flores da Capuchinha contêm um antibiótico natural que não destrói a flora intestinal e que se tem revelado eficaz contra certos micro-organismos. 
Devido ao fato de conter uma enzima, a mirosina, que queima as gorduras, a capuchinha é um excelente auxiliar nos regimes de emagrecimento, exercendo ao mesmo tempo uma ação tonificante em virtude da sua riqueza em vitamina C e em oligo-elementos. 
É ideal para floreiras, vasos e jardins. Suas folhas e as flores são deliciosas em saladas. As flores decoram lindamente qualquer prato, e os seus botões florais conservam-se no vinagre como as alcaparras. 
Leia mais aqui e aprenda a cultivar essa e outras flores e plantas

Mexilhões por Jamie Oliver