30 março 2014

Sopa de Abóbora




Nesse frio essa sopa (creme) é tudo de bom:

Cortei em cubos 1 abóbora moranga e cozinhei sem casca e sem as sementes. Depois, bati no mix até virar um creme.
Refoguei cebola, páprica picante, orégano, páprica doce e despejei o creme de abóbora por cima.
Acrescentei 2 cubos de caldo de carne, sal a gosto e salsa desidratada.
Deixei ferver e pronto.

Acho que tb ficaria ótimo com queijo gorgonzola ou requeijão, mas a restrição calórica do meu marido não permite...então:

Servi com queijo parmesão ralado e pão italiano integral.

29 março 2014

Blinis com salmão


Os blinis são panquequinhas cobertas com cream cheese e fatias de salmão defumado ou caviar. Sua origem é russa, e no nosso caso utilizamos o salmão, que é muito rico em omega 3. Este ácido graxo é extremamente saudável e responsável, entre outras coisas por: conferir proteção do organismo contra inflamações, prevenção de ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral) e auxilia a memória.
Além de ser uma delícia, o salmão é fonte de proteína de excelente qualidade.
Bom apetite!

Pensar.Comer.Preservar !




A campanha alerta que 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas a cada ano. Iniciativa dará informações para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos.

Informe-se aqui e aqui

28 março 2014

Chocolate Amargo e o Coração



Chocolate amargo tem efeito protetor contra a inflamação, e portanto tem efeito benéfico sobre o coração.

Este é um novo efeito benigno do chocolate, demonstrado pela primeira vez num estudo populacional elaborado pelos laboratórios de Pesquisa e Investigação da Universidade Católica de Campobasso, em colaboração com o Instituto Nacional de Câncer de Milão.

Os resultados, publicados no Jornal de Nutrição, (a publicação oficial da Sociedade Americana de Nutrição), foram oriundos de um dos maiores estudos epidemiológicos jamais realizados na Europa, o “Projecto Moli-sani”, que envolveu  20.000 habitantes da região de Molise.

Os pesquisadores  chegaram na quantidade ideal de 6,7 gramas de chocolate por dia (correspondente a um pequeno quadrado de chocolate duas ou três vezes por semana). Para além destes montantes, os efeitos benéficos para a saúde podem desaparecer.

Em termos práticos, como a barra de chocolate mais comum é a de 100 gramas, o estudo afirma que consumir menos de metade de uma barra de chocolate preto por semana pode se tornar de fato um hábito de alimentação saudável e com benefícios nutricionais. 

Mas porquê chocolate preto? Estudos anteriores revelam que o leite interfere com a absorção de polifenóis, o que torna o chocolate preto mais eficaz.


“Talvez – diz Giovanni de Gaetano, Director de laboratórios de Pesquisa da Universidade Católica de Campobasso – o tempo venha a reconsiderar a pirâmide da dieta mediterrânica e retirar o chocolate preto do saco de guloseimas que são prejudiciais para a saúde”.



Fonte: Universidade Católica de Campobasso

27 março 2014

ChocoPots da Nigella pra um um dia de chuva...




Eu adaptei assim:


3/4 xic de chocolate meio amargo ou amargo, picados + 2 colh. (sopa) bem 

cheias de margarina sem sal, derreta em banho-maria e reserve


Untar os potinhos com margarina


Bater (não precisa ser na batedeira):

- 2 ovos inteiros com 3/4 de xic de açúcar (misturar) e adicionar:

- 3 colh sopa (rasas) de farinha de trigo


Mexer

Jogar o chocolate derretido (e frio) sobre os ovos batidos e misturar

Encher 3/4 dos potinhos  e levar ao forno 200ºC por aproximadamente 20min



Assista o vídeo

26 março 2014

Bruschetta



Aprenda a fazer uma deliciosa bruschetta, ótima para um lanchinho a tarde.


Ingredientes:

- 10 fatias grossas de pão italiano (ou francês) com aproximadamente 1cm de espessura

- 2 tomates maduros com pele, sem sementes, picados

- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem

- 2 dentes de alho amassados

- 1 colher de sopa de orégano

- folhas de manjericão para decorar

- sal a gosto



Modo de preparo:

Num recipiente pequeno, misture o alho amassado ao azeite e acrescente o sal a gosto. Passe essa mistura sobre cada fatia de pão e vá arrumando numa travessa. Por cima, acrescente o tomate picado (mas sem sal, pois o sal vai ajudar a criar água no tomate e umedecer o pão).

Salpique orégano e leve ao forno médio por 2 minutos. É preciso ficar atento porque é só para aquecer um pouco a fatia de pão.

Retire do forno, decore com folhas de manjericão, passe um fio da mistura do azeite e sirva em seguida.


Os tomates são ricos em antioxidantes, que ajudam a proteger as células.

Fonte: aqui

25 março 2014

Casca de frutas




Pesquisa revela que cascas de frutas têm mais vitaminas do que as polpas


Casca de goiaba tem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa. Os dados estão numa pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista em parceria com SESI.


A quantidade de proteína na casca da maçã é quase o dobro da parte branca. Ela tem também três vezes mais fibras e vitamina C.


Quem come a pera com casca também ganha uma quantidade bem maior de fibras, vitamina C e ainda nove vezes mais carotenóides, nutrientes que quando ingeridos se transformam em vitamina A.


Nem sempre dá para consumir as cascas cruas, como as da banana, do maracujá, do mamão, mas é possível aproveitar todos os nutrientes delas em receitas como sucos, bolos e doces.


A casca do mamão, por exemplo, tem três vezes mais proteína que a polpa e uma quantidade maior de fósforo e fibras. E o doce da casca do mamão é delicioso !

Tem dicas de receitas aqui


Fonte: aqui

24 março 2014

Pimentas



Pimentas fazem bem ou mal?

As pimentas são alimentos funcionais porque possuem propriedades medicinais: ajudam a reduzir o LDL, a controlar as taxas de glicose, faz com que o organismo libere endorfinas . São ricas em bioflavonóides, vitamina A, E, C, ácido fólico, zinco e potássio. Possuem capsaicina, uma substância estimulante responsável pela sua ardência.

Ajuda no controle da obesidade por ser termogênica: faz o organismo gastar calorias.

As contraindicações estariam relacionadas àquelas pessoas hipertensas e com problemas  gastrointestinais como gastrite, úlceras e hemorróidas, pois a capsaicina age como agressora das mucosas. Além disso, essa substância em excesso pode alterar o paladar.

Bom senso é a medida certa no consumo da pimenta.

22 março 2014

ÁGUA AROMATIZADA


Quer se hidratar mas quer sofisticar?

Essa solução é bem simples e deliciosa, pra quem vai receber em casa, ou simplesmente pra sair da rotina de forma saudável. Porque ninguém merece aquela mesa cheia de refrigerantes, sucos industrializados cheios de açúcar...eca. 
Vai a dica: numa jarra bem bonita corte limão e laranja em rodelas, algumas folhas de hortelã e gelo, muito gelo.





18 março 2014

CARNE BOVINA SAUDÁVEL



A carne bovina saudável está sendo desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga (SP):

"Suplementamos a ração de bois da raça Nelore com uma dose elevada de selênio orgânico e constatamos que, além de aumentar a quantidade de selênio no sangue dos animais, o teor desse mineral na carne produzida chegou a ser quase seis vezes maior do que a carne de bovinos que não tiveram a ração suplementada", conta o professor Marcus Antônio Zanetti.

"O colesterol no sangue e na carne dos animais que tiveram a ração suplementada com níveis elevados de selênio também diminuiu significativamente", afirmou.

Os pesquisadores realizaram um estudo com idosos de uma instituição assistencial em Leme, no interior de São Paulo: foi escolhido um grupo de idosos para participar do estudo porque eles apresentavam anemia por deficiência de ferro e de proteína.

Os exames de sangue coletado dos idosos indicaram que também aumentou a quantidade do mineral no plasma sanguíneo após 45 dias de consumo da carne.

O selênio é considerado um importante mineral antioxidante, porque impede a formação de radicais livres, auxilia no combate à infecções e aumenta a imunidade.

"O consumo diário de 200 gramas da carne suplementada com o selênio é capaz de fornecer a dose diária recomendada de consumo do mineral. Ao consumir diariamente 100 gramas da carne, uma pessoa adulta já atinge 50% de suas necessidades diárias do mineral", informou o pesquisador.


Fonte: farmaceuticacuriosa

12 março 2014

10 março 2014

HORTELÃ E SEUS BENEFÍCIOS



Deliciosa, cheirosa, não troco a hortelã fresca pela desidratada de jeito nenhum.

Adoro fazer com ela: chás, sucos ou simplesmente mastigar suas folhas. Além disso ela faz bem pra você e é superfácil de plantar e ter sempre em casa, pode ser no quintal, pode ser num vasinho, ela precisa de bastante água e claridade. 

Olha alguns dos benefícios:

  • melhora a sua digestão;
  • é calmante natural;
  • combate o mal hálito.
Para fazer chá de hortelã, nunca ferva as folhas. Lave as folhas e jogue a água quente por cima e tampe. Não jogue fora a água que juntar na tampa, ela também contém princípios ativos.  Tome quente ou deixe esfriar e sirva com gelo. 

Nos sucos, bata algumas folhas com outras frutas e coe. Fica especialmente saboroso com abacaxi !

02 março 2014

MACARRÃO COM BRÓCOLIS - FÁCIL !


  • Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). 
  • Separe o brócolis em floretes pequenos, lave-os em água corrente e transfira para uma tigela com água, sal e vinagre.
  • Lave e seque os dentes de alho, sem descascar, caso queira um sabor delicado; caso contrário, descasque e corte em fatias grossas. 
  • Lave e seque as folhas das ervas: sálvia, folhas de limão, tomilho
  • Escorra bem o brócolis. Unte um refratário com azeite e distribua os floretes, os dentes de alho, as ervas
  • Regue com mais azeite e tempere com pimenta-do-reino moída. 
  • Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por 20 minutos. 
  • Como o queijo é salgado e o brócolis já ficou de molho em água salgada, não precisa de mais sal.


Para o macarrão:

Ingredientes:

280g de talharim (70g por pessoa)
2 colheres (sopa) de sal
Parmesão em lascas
Água suficiente para cozinhar o macarrão

Modo de preparo:
Quando colocar o brócolis no forno, leve ao fogo alto uma panela grande com água e 2 colheres (sopa) de sal. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar (ele deve ficar al dente). Antes de escorrer o macarrão, reserve uma xícara de água da panela. Escorra a seguir.  



Retire o refratário com o brócolis do forno e junte o macarrão escorrido. Misture bem. Caso esteja com a aparência seca, junte um pouco da água do cozimento. Sirva a seguir.